Performance da cultura do milho utilizando o fertilizante N180 comparado ao uso da ureia
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbpa.v1i2.8Palavras-chave:
fertilizante nitrogenado, forma líquida, produtividadeResumo
O milho é uma das culturas mais exigentes em fertilizantes em especial os nitrogenados. O suprimento inadequado desse nutriente é um dos principais fatores limitantes do seu potencial produtivo, principalmente no estádio reprodutivo. Com base nisso o mercado já oferta algumas opções de fertilizantes nitrogenados a maioria em forma de grânulos e poucas opções em forma líquida, porém a grande utilização é da Ureia. Diante disso o presente projeto teve o intuito de testar uma fonte nitrogenada líquida que seja superior ao uso da ureia trazendo uma outra possibilidade para o mercado que tanto satura o mesmo fertilizante a anos. O experimento foi conduzido na estação Estação de Pesquisa de Lollo Agronegócios, que fica localizada em Rio Verde, Goiás. O delineamento experimental implementado é Delineamento em Blocos Casualizados (DBC), sendo 4 tratamentos com 4 repetições, em parcelas de 3 metros de largura por 6 metros de comprimento resultando em uma área total da parcela de 18m², e a área total do experimento será de 288m². Os tratamentos foram o controle (sem nenhuma aplicação), ureia aplicada em V1 na dose 120 kg ha⁻¹ via lanço + aplicação em V5 na dose de 160 kg ha⁻¹ via lanço, N 180 aplicado na semeadura na dose de 50 L ha⁻¹ + aplicação em V1 via pulverização na dose de 132 L ha⁻¹ + aplicação em V5 via pulverização na dose de 176 L ha⁻¹, e o ultimo tratamento será o N 180 aplicado em V1 via pulverização na dose de 132 L ha⁻¹ + aplicação em V5 via pulverização na dose de 176 L ha⁻¹. As variáveis avaliadas são o estande inicial e final (pré colheita), amostragem foliar (aparecimento da inflorescência feminina) embonecamento, porcentagem de tombamento e quebramento, altura de planta em pré colheita, número de espigas por planta, altura de inserção da espiga, peso de Mil Grãos (PMG) e produtividade em sacas por hectare. Os dados coletados foram submetidos à análise de variância pelo teste F e quando significativo as médias foram comparadas pelo teste de Tukey (p < 0,05) com auxílio do software SASM-Agri. Espera-se que o fertilizante nitrogenado N 180 seja superior ao uso da ureia trazendo ganhos nas variáveis avaliadas, principalmente em produtividade.
Referências
AGROLINK. Nitrogênio no milho: Nutriente essencial para elevar a produtividade do grão. Agrolink, 2019. Disponível em: <https://www.agrolink.com.br/noticias/nitrogenio-no-milho-- nutriente-essencial-para-elevar-a-produtividade-do-grao_417666.html>. Acesso em: 20 maio 2024.
ALMEIDA, R. M., PEREIRA, L. J., & SANTOS, T. A. Efeitos da fertilização nitrogenada na qualidade do milho. Revista Brasileira de Agricultura, 45(3), 233-245, 2020..
CANTERI, M. G., ALTHAUS, R. A., DAS VIRGENS FILHO, J. S., GIGLIOTI, E. A., & GODOY, C. V. SASM-Agri - Sistema para análise e separação de médias em experimentos agrícolas pelos métodos Scott-Knott, Tukey e Duncan. 2001.
COSTA, F. D., LIMA, J. P., & ROCHA, A. F. Influência do nitrogênio no número de espigas do milho sob diferentes condições climáticas. Agronomia Tropical, 39(2), 105-112, 2019..
CRUZ, J. C.; MAGALHÃES, P. C.; PEREIRA FILHO, I. A.; MOREIRA, J. A. A. Milho: O produtor pergunta, a Embrapa responde. 2. ed. Brasília, DF: Embrapa, 2013.
MEDINA. J. Origem do Milho. AgroPos, 2022. Disponível em: <https://agropos.com.br/origem-do-milho/>. Acesso em: 20 maio 2024.
OLIVEIRA, R. S., & LIMA, A. C. Influência da nutrição nitrogenada na resistência do milho ao quebramento. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 44(5), 101-110, 2020.
OLIVEIRA, R. A., SANTOS, L. M., & PEREIRA, J. C. Efeito da aplicação de nitrogênio na absorção de macro e micronutrientes em milho. Revista Brasileira de Nutrição Vegetal, 15(1), 75-90, 2023.
SANTOS, T. A., FERREIRA, M. J., & ALMEIDA, J. P. Efeitos do nitrogênio na resistência ao tombamento em milho sob diferentes condições climáticas. Agronomia Tropical, 40(1), 45-53, 2021.
SILVA, J. A., OLIVEIRA, R. S., & SOUZA, L. A. Efeito da adubação nitrogenada no crescimento do milho. Revista Brasileira de Ciência do Solo, 44(1), 1-12, 2020.
SILVA, J. A., SOUZA, L. C., & FERREIRA, M. G. Adubação nitrogenada e produtividade do milho: uma revisão sistemática. Ciência Rural, 50(8), 1-10, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciano Silva Vieira Filho, Cristiano Henrique Ferreira, César Augusto Farias Roberto, Lázaro Sebastião Roberto, Christiano Lima Lobo de Andrade, Matheus Vinicius Abadia Ventura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution que permite que outros compartilhem o trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
2) Os autores podem celebrar acordos contratuais adicionais separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho pela revista (por exemplo, publicá-lo em um repositório institucional ou publicá-lo em um livro), com reconhecimento de sua versão inicial. publicação nesta revista.
3) Os autores são autorizados e encorajados a publicar o seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou no seu site) antes e durante o processo de submissão, pois isso pode levar a trocas produtivas, bem como a uma citação mais precoce e maior do trabalho publicado.